Como Encontrar O Nicho Certo?
Essa é uma das partes, ou senão, a parte mais
importante de todo o processo de desenvolvimento de um negócio online: A
escolha do Nicho!
Mas Afinal, O Que
É Nicho?
Nicho, nada mais é do que o
assunto do seu negócio, ou seja, a sua área de atuação.
Nichos de mercado são públicos
determinados, onde existe demanda, onde existe mercado consumidor, cujas suas
necessidades não foram totalmente exploradas.
Existem nichos que
por mais que existam pessoas atuando, sempre há demanda. Já outros mesmo com
demanda, por alguma razão são praticamente inexplorados. E cabe a gente
encontrá-los.
É preciso saber escolher bem em
qual nicho irá atuar. E as pessoas erram demais nisso, por não darem a devida
atenção a ele.
Talvez, em virtude da afobação
pra começarem logo o negócio. Pela ansiedade de já vê-lo funcionando, acabam
passando muito rápido por essa parte. O que pode ser um erro fatal.
Pois não sabem que antes de
desprenderem energia, tempo e dinheiro em seu negócio online, é preciso ter
muito claro e definido o nicho em que vão atuar, para que todo o trabalho não
vá pelo ralo.
E diferentemente do que alguns
possam pensar, isso serve tanto para produtores quanto para afiliados também.
Por isso eu sempre aconselho:
“Nunca vá para a
próxima parte do desenvolvimento do seu negócio, antes de ter definido com
precisão em qual nicho você irá atuar. Só passe para a próxima fase depois de
definir isso.”
Regras Básicas
Para Escolher O Nicho Certo
Existem 3 regrinhas que podem lhe ajudar a
decidir entre tantos nichos, o que melhor serve para você. São elas:
Paixão – Tudo fica mais fácil quando
atuamos com aquilo que gostamos.
A característica primordial de um
negócio online é gerar conteúdo. Para gerar conteúdo é necessário estar em
constante pesquisa e estudo do assunto.
E ter que fazer isso sobre um
assunto que não se gosta, fica muito mais trabalhoso, difícil e entediante de
se fazer. Logo, o resultado desse conteúdo tende a não ser tão bom assim. O que
vai gerar menos engajamento, menos autoridade e consequentemente, menos vendas.
Por outro lado, quando se gosta
do assunto, a pesquisa fica mais leve. Por você ter interesse sobre aquilo que
se está pesquisando, fica mais fácil fazer e o resultado tende a ser bem
melhor.
Conhecimento –
E no final, a qualidade do artigo
tende a ser melhor justamente por causa desse prévio conhecimento.
Geralmente, se o nicho escolhido
for de algo que você goste, tenha paixão, é muito provável que você também já
tenha um certo conhecimento sobre ele... uma coisa acaba puxando a outra.
Caso você seja o desenvolvedor do
produto, quanto mais conhecimento tiver sobre o assunto melhor. Caso não tenha
esse conhecimento, ou se ele não for tão grande assim, você ainda teria a opção
de fazer uma sociedade com alguém que entendesse mais da parte técnica do tema.
Onde ela desenvolveria o produto e caberia a você cuidar do marketing.
Mas mesmo assim, o pouco
conhecimento que você tenha, já seria muito importante para poderem conversar
sobre o negócio.
Lucro – Naturalmente o objetivo de todo o
negócio é gerar lucro. Nada contra você gerar conteúdo sobre algum assunto
meramente por hobby.
Mas se o intuito é negócio
online, de nada vai adiantar você escolher um nicho que goste, que tenha
conhecimento, mas que não gera muita lucratividade, concorda?
Nichos Mais
Lucrativos
Na internet podemos elencar 5 nichos como os
campeões em lucratividade em vendas. São eles:
- Saúde – Temos aqui um leque imenso de possibilidades.
No nicho saúde eu destacaria – Fitness(emagrecimento, musculação). Esses são os
mais rentáveis, mas outros também funcionam.
- Beleza – Esse é um nicho muito consumido pelo
público feminino, embora também aja consumo por parte do público masculino. Tem
quem o coloque junto com Saúde, eu prefiro colocá-lo em um nicho específico.
Podemos destacar Cabelo e Maquiagem.
- Negócios – Assuntos relacionados a ganhar
dinheiro são sempre muito atrativos na internet. Podemos usar como exemplo –
Marketing Digital, Investimentos (Bolsa de Valores), Bitcoins entre outras.
- Relacionamentos – É um nicho muito rico, e entre os
maiores, surpreendentemente, no Brasil, é o menos explorado. Assuntos de
relacionamento entre pais e filhos, mas principalmente os de conquista, como
conquistar um homem, ou como conquistar uma mulher são os campeões.
- Desenvolvimento Pessoal – Um nicho muito lucrativo, onde podemos destacar assuntos relacionados a autoestima, motivação, cursos de coaching ou de formação em coaching, lei da atração são alguns dos mais badalados.
Ainda temos um sexto nicho muito
promissor:
- Hobbies - Nesse último, é necessário
ter cuidado, pois não são todos os tipos de hobbies que convertem bem. Seria
necessário fazer uma pesquisa para confirmar se o assunto escolhido dentro do
nicho hobby, compensa trabalhar.
Alguns dos mais lucrativos são
desenho, fotografia, games.
Onde Pesquisar Se
Um Nicho É Rentável?
Sim, o Google Ads é o
principal serviço de publicidade do Google, e naturalmente, é pago. Porém, você
pode gratuitamente fazer uma conta.
Em seguida, acessar a opção:
“ferramentas” e depois “planejador de palavras-chaves”.
Escolha a opção: "Encontrar novas
palavras-chaves":
Aqui você terá a opção de fazer pesquisas com
palavras-chaves específicas para saber se as pessoas estão pesquisando por
esses termos no Google.
Assim você consegue ter uma ideia se o nicho
que você escolheu é bastante procurando pelas pessoas, e se vale a pena
trabalhar nele. Além de ideias de outras palavras-chaves relacionadas a sua
pesquisa.
O Google Trends é outra ferramenta
do Google que também mostra os termos(palavras-chaves) buscadas pelas pessoas
numa linha de tempo.
Ela ainda apresenta gráficos, com a
frequência em que determinado termo é pesquisado em diferentes regiões do
Brasil e do mundo.
Ele também apresenta assuntos relacionados com o termo
que você pesquisou. O que pode ajudar também em pautas para artigos.
Google e YouTube são
duas ótimas fontes de pesquisas para descobrir qual assunto está sendo mais
buscado na rede. Google e YouTube são simplesmente os dois maiores buscadores
de toda a internet.
Não tem quando você digita uma
palavra na barra de buscas e eles “completam” com sugestões daquilo que você
estaria procurando?
Pois é, aquelas sugestões não
saem do nada. Elas são resultado do que as pessoas mais estão buscando na
internet. Por isso que são sugeridas.
Isso é uma mina de ouro de
conhecimento e totalmente gratuita. Basta fazer testes e deixar eles sugerirem
aquilo que mais está sendo buscado.
Usando Subnichos
Agora que você já entendeu o que é, onde
pesquisar e a importância dos nichos, é hora de falarmos dos subnichos.
Se nicho é o tema
geral do assunto que você aborda. Subnicho é um tema mais específico dentro do
nicho.
Exemplo:
Nicho - Saúde
Subnicho – Emagrecimento
Emagrecimento é um assunto mais
específico dentro de um assunto mais geral que é Saúde.
Você ainda pode criar um “Sub
subnicho”. Ou seja, um assunto mais específico, dentro de um assunto já
específico, dentro de um tema geral.
Exemplo:
Nicho – Saúde
Subnicho – Emagrecimento
Sub subnicho – Perder barriga
Quanto mais você
conseguir especificar o assunto que vai falar, melhor. Pois assim, você entra
num mercado com menos concorrência.
Dependendo do nicho que escolher,
você pode conseguir “subnichá-lo” de tal forma, que consiga se tornar a única
pessoa falando especificamente de um tema, que as pessoas têm interesse.
E por que isso é importante?
Quando se está começando um
negócio online, o mais importante de tudo, no início, é ganhar autoridade.
Se você decide falar sobre vários
assuntos, mesmo dentro do mesmo nicho, fica mais difícil se tornar “referência”
em todos eles. (Não que seja impossível, porém é bem mais difícil,
principalmente pra quem está começando do zero.)
Quando você foca em apenas um
assunto específico(subnicho), se tornar referência dele, tende a ser mais fácil.
Usando o exemplo acima, você
escolhe falar sobre o nicho de saúde, dentro dele, falar sobre emagrecimento, e
especificando mais, falar sobre perder barriga. O que vai acontecer?
Se você fizer bons
artigos, divulgá-los corretamente nas redes sociais, souber usar as técnicas de
marketing adequadamente, em pouco tempo as pessoas já começarão a enxergar seu
blog, seu canal, sua página como referência.
Mais tarde quando seu negócio já
tiver crescido, você terá toda a liberdade para “abrir mais o leque” sobre a
variedade do seu conteúdo. Desde que faça com inteligência e qualidade, tem
tudo pra dar certo.
Não precisará mais se limitar
apenas em falar sobre perder barriga, embora é importante que continue, pois
não pode esquecer que conquistou seu público com esse subnicho.
Mas poderá passar a falar sobre
exercícios físicos, alimentação saudável, outros métodos de emagrecimento.
Todos dentro do mesmo universo Saúde-Emagrecimento.
E assim se tornar referência
também em outros segmentos dentro do mesmo nicho.
Só não tente
misturar nichos, é uma péssima ideia. Expanda seu negócio, fale sobre outros
subnichos, mas sempre dentro do mesmo nicho.
Caso tenha se interessado por
outro nicho, comece um negócio paralelo a esse e cresça com ele. Mas nunca
queira colocar tudo no mesmo saco.
COMECE DO JEITO
CERTO
E assim você começa a aparecer na
rede e crescer. Passado mais algum tempo, mais pessoas estarão lhe seguindo, o
que lhe dará autoridade.
Assim quando você anunciar algum
produto à venda, sobre perder barriga, a tendência é que seu público queira
comprar.
É assim que funciona, é assim que
acontece.
Tendo agora todo o entendimento
sobre nichos e subnichos, você já sabe exatamente o que fazer.
Antes de mais nada, sente, pense,
escreva e decida qual será o nicho de mercado que seu negócio vai atuar e
depois procure subnichos dentro dele.
Só depois que isso estiver claro
pra você, siga adiante. Enquanto não estiver, não dê um passo à frente.
Digo isso por experiência
própria. Quando estava aprendendo sobre marketing digital, tudo o que eu mais
queria era começar.
Então, assim que aprendi o
básico, já queria colocar em prática (e isso é muito bom). Porém, meu erro, foi
negligenciar a escolha do nicho.
Pra começar logo, eu decidi
escolher, sabe-se lá por que, o nicho de desenho. Isso aí, irei falar sobre
desenho e vender cursos de desenho. Ótima ideia, nicho bem rentável, com
público, gera bastante engajamento, tudo perfeito.
Só tinha um problema, ou melhor
dois... eu não entendia nada de desenho e não tinha o menor interesse pelo
assunto... mas pensei: “ah, o que importa é que o nicho é bom”. Ledo engano...
Montei toda a estrutura, fiz e
personalizei o blog, criei um canal no YouTube, página no Facebook, perfil no
Instagram. Fiz tudo que tinha que fazer, até que chegou a hora de criar
conteúdo...
Eu não sabia absolutamente nada
sobre desenho, nem como começar. Pesquisei os assuntos mais procurados,
descobri os temas que deveria falar. Mas como falar sobre algo que eu não
entendo nada?
Pesquisei artigos de outros
blogs, fiz resumos, mas por não entender nada, não sabia como desenvolver os
assuntos com as minhas palavras, para não ficar parecendo cópia dos outros
blogs. Era chato, era maçante ter que falar sobre algo que não entendia e não
gostava.
No final, levei 3 vezes mais
tempo, no mínimo, do que levo para escrever artigos sobre marketing digital por
exemplo.
Sem falar que os artigos ficaram
extremamente superficiais. Por medo de destacar partes que não fossem
relevantes, ou até passar informações erradas, ficava me segurando pra não ir
muito a fundo no conteúdo.
Por medo de escrever besteira,
acabava fazendo um conteúdo bem água com açúcar. Depois do quarto artigo, ficou
claro pra mim que não ia conseguir e acabei desistindo do meu primeiro projeto.
E voltei para a
fase inicial, a fase mais importante dentre todas dentro da estruturação de um
negócio online... escolher o nicho.
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Tem alguma dica de como fazer
marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários. Vamos todos nos
ajudando a crescer.
Se tiver alguma sugestão para os
próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se
pudermos atendê-lo.
Um forte abraço e nos vemos no
próximo artigo... até lá!
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