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Como Encontrar O Nicho Certo?



Marketing Sem Grana


Essa é uma das partes, ou senão, a parte mais importante de todo o processo de desenvolvimento de um negócio online: A escolha do Nicho!



Mas Afinal, O Que É Nicho?


Nicho, nada mais é do que o assunto do seu negócio, ou seja, a sua área de atuação.



Nichos de mercado são públicos determinados, onde existe demanda, onde existe mercado consumidor, cujas suas necessidades não foram totalmente exploradas.


Existem nichos que por mais que existam pessoas atuando, sempre há demanda. Já outros mesmo com demanda, por alguma razão são praticamente inexplorados. E cabe a gente encontrá-los.


É preciso saber escolher bem em qual nicho irá atuar. E as pessoas erram demais nisso, por não darem a devida atenção a ele.


Talvez, em virtude da afobação pra começarem logo o negócio. Pela ansiedade de já vê-lo funcionando, acabam passando muito rápido por essa parte. O que pode ser um erro fatal.


Pois não sabem que antes de desprenderem energia, tempo e dinheiro em seu negócio online, é preciso ter muito claro e definido o nicho em que vão atuar, para que todo o trabalho não vá pelo ralo.


E diferentemente do que alguns possam pensar, isso serve tanto para produtores quanto para afiliados também.



Por isso eu sempre aconselho:


“Nunca vá para a próxima parte do desenvolvimento do seu negócio, antes de ter definido com precisão em qual nicho você irá atuar. Só passe para a próxima fase depois de definir isso.”


Regras Básicas Para Escolher O Nicho Certo


Existem 3 regrinhas que podem lhe ajudar a decidir entre tantos nichos, o que melhor serve para você. São elas:


Paixão – Tudo fica mais fácil quando atuamos com aquilo que gostamos.


A característica primordial de um negócio online é gerar conteúdo. Para gerar conteúdo é necessário estar em constante pesquisa e estudo do assunto.


E ter que fazer isso sobre um assunto que não se gosta, fica muito mais trabalhoso, difícil e entediante de se fazer. Logo, o resultado desse conteúdo tende a não ser tão bom assim. O que vai gerar menos engajamento, menos autoridade e consequentemente, menos vendas.


Por outro lado, quando se gosta do assunto, a pesquisa fica mais leve. Por você ter interesse sobre aquilo que se está pesquisando, fica mais fácil fazer e o resultado tende a ser bem melhor.


Conhecimento –  

E no final, a qualidade do artigo tende a ser melhor justamente por causa desse prévio conhecimento.


Geralmente, se o nicho escolhido for de algo que você goste, tenha paixão, é muito provável que você também já tenha um certo conhecimento sobre ele... uma coisa acaba puxando a outra.


Caso você seja o desenvolvedor do produto, quanto mais conhecimento tiver sobre o assunto melhor. Caso não tenha esse conhecimento, ou se ele não for tão grande assim, você ainda teria a opção de fazer uma sociedade com alguém que entendesse mais da parte técnica do tema. Onde ela desenvolveria o produto e caberia a você cuidar do marketing.


Mas mesmo assim, o pouco conhecimento que você tenha, já seria muito importante para poderem conversar sobre o negócio.


Lucro – Naturalmente o objetivo de todo o negócio é gerar lucro. Nada contra você gerar conteúdo sobre algum assunto meramente por hobby.


Mas se o intuito é negócio online, de nada vai adiantar você escolher um nicho que goste, que tenha conhecimento, mas que não gera muita lucratividade, concorda?


Nichos Mais Lucrativos      
     

Na internet podemos elencar 5 nichos como os campeões em lucratividade em vendas. São eles:


Saúde – Temos aqui um leque imenso de possibilidades. No nicho saúde eu destacaria – Fitness(emagrecimento, musculação). Esses são os mais rentáveis, mas outros também funcionam.


Beleza –  Esse é um nicho muito consumido pelo público feminino, embora também aja consumo por parte do público masculino. Tem quem o coloque junto com Saúde, eu prefiro colocá-lo em um nicho específico. Podemos destacar Cabelo e Maquiagem.        
  

Negócios – Assuntos relacionados a ganhar dinheiro são sempre muito atrativos na internet. Podemos usar como exemplo – Marketing Digital, Investimentos (Bolsa de Valores), Bitcoins entre outras.


Relacionamentos – É um nicho muito rico, e entre os maiores, surpreendentemente, no Brasil, é o menos explorado. Assuntos de relacionamento entre pais e filhos, mas principalmente os de conquista, como conquistar um homem, ou como conquistar uma mulher são os campeões.


Desenvolvimento Pessoal – 
Um nicho muito lucrativo, onde podemos destacar assuntos relacionados a autoestima, motivação, cursos de coaching ou de formação em coaching, lei da atração são alguns dos mais badalados.


Ainda temos um sexto nicho muito promissor:


Hobbies - Nesse último, é necessário ter cuidado, pois não são todos os tipos de hobbies que convertem bem. Seria necessário fazer uma pesquisa para confirmar se o assunto escolhido dentro do nicho hobby, compensa trabalhar.


Alguns dos mais lucrativos são desenho, fotografia, games.


Onde Pesquisar Se Um Nicho É Rentável?



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Sim, o Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google, e naturalmente, é pago. Porém, você pode gratuitamente fazer uma conta.





Em seguida, acessar a opção: “ferramentas” e depois “planejador de palavras-chaves”.



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Escolha  a opção: "Encontrar novas palavras-chaves":


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Aqui você terá a opção de fazer pesquisas com palavras-chaves específicas para saber se as pessoas estão pesquisando por esses termos no Google.  


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Assim você consegue ter uma ideia se o nicho que você escolheu é bastante procurando pelas pessoas, e se vale a pena trabalhar nele. Além de ideias de outras palavras-chaves relacionadas a sua pesquisa.



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O Google Trends é outra ferramenta do Google que também mostra os termos(palavras-chaves) buscadas pelas pessoas numa linha de tempo.



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 Você consegue verificar se nos últimos meses ou anos as pesquisas por determinado assunto estão aumentando ou diminuindo.


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Ela ainda apresenta gráficos, com a frequência em que determinado termo é pesquisado em diferentes regiões do Brasil e do mundo.


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Ele também apresenta assuntos relacionados com o termo que você pesquisou. O que pode ajudar também em pautas para artigos.

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 Google e YouTube são duas ótimas fontes de pesquisas para descobrir qual assunto está sendo mais buscado na rede. Google e YouTube são simplesmente os dois maiores buscadores de toda a internet.




Não tem quando você digita uma palavra na barra de buscas e eles “completam” com sugestões daquilo que você estaria procurando?
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Pois é, aquelas sugestões não saem do nada. Elas são resultado do que as pessoas mais estão buscando na internet. Por isso que são sugeridas.



Isso é uma mina de ouro de conhecimento e totalmente gratuita. Basta fazer testes e deixar eles sugerirem aquilo que mais está sendo buscado.


Usando Subnichos


Agora que você já entendeu o que é, onde pesquisar e a importância dos nichos, é hora de falarmos dos subnichos.


Se nicho é o tema geral do assunto que você aborda. Subnicho é um tema mais específico dentro do nicho.


Exemplo:
Nicho - Saúde
Subnicho – Emagrecimento


Emagrecimento é um assunto mais específico dentro de um assunto mais geral que é Saúde.


Você ainda pode criar um “Sub subnicho”. Ou seja, um assunto mais específico, dentro de um assunto já específico, dentro de um tema geral.


Exemplo:
Nicho – Saúde
Subnicho – Emagrecimento

Sub subnicho – Perder barriga


Quanto mais você conseguir especificar o assunto que vai falar, melhor. Pois assim, você entra num mercado com menos concorrência.


Dependendo do nicho que escolher, você pode conseguir “subnichá-lo” de tal forma, que consiga se tornar a única pessoa falando especificamente de um tema, que as pessoas têm interesse.


E por que isso é importante?


Quando se está começando um negócio online, o mais importante de tudo, no início, é ganhar autoridade.


Se você decide falar sobre vários assuntos, mesmo dentro do mesmo nicho, fica mais difícil se tornar “referência” em todos eles. (Não que seja impossível, porém é bem mais difícil, principalmente pra quem está começando do zero.)


Quando você foca em apenas um assunto específico(subnicho), se tornar referência dele, tende a ser mais fácil.



Usando o exemplo acima, você escolhe falar sobre o nicho de saúde, dentro dele, falar sobre emagrecimento, e especificando mais, falar sobre perder barriga. O que vai acontecer?


Se você fizer bons artigos, divulgá-los corretamente nas redes sociais, souber usar as técnicas de marketing adequadamente, em pouco tempo as pessoas já começarão a enxergar seu blog, seu canal, sua página como referência.


Mais tarde quando seu negócio já tiver crescido, você terá toda a liberdade para “abrir mais o leque” sobre a variedade do seu conteúdo. Desde que faça com inteligência e qualidade, tem tudo pra dar certo.


Não precisará mais se limitar apenas em falar sobre perder barriga, embora é importante que continue, pois não pode esquecer que conquistou seu público com esse subnicho.


Mas poderá passar a falar sobre exercícios físicos, alimentação saudável, outros métodos de emagrecimento. Todos dentro do mesmo universo Saúde-Emagrecimento.



E assim se tornar referência também em outros segmentos dentro do mesmo nicho.


Só não tente misturar nichos, é uma péssima ideia. Expanda seu negócio, fale sobre outros subnichos, mas sempre dentro do mesmo nicho.



Caso tenha se interessado por outro nicho, comece um negócio paralelo a esse e cresça com ele. Mas nunca queira colocar tudo no mesmo saco.


COMECE DO JEITO CERTO


E assim você começa a aparecer na rede e crescer. Passado mais algum tempo, mais pessoas estarão lhe seguindo, o que lhe dará autoridade.


Assim quando você anunciar algum produto à venda, sobre perder barriga, a tendência é que seu público queira comprar.


É assim que funciona, é assim que acontece.


Tendo agora todo o entendimento sobre nichos e subnichos, você já sabe exatamente o que fazer.


Antes de mais nada, sente, pense, escreva e decida qual será o nicho de mercado que seu negócio vai atuar e depois procure subnichos dentro dele.


Só depois que isso estiver claro pra você, siga adiante. Enquanto não estiver, não dê um passo à frente.


Digo isso por experiência própria. Quando estava aprendendo sobre marketing digital, tudo o que eu mais queria era começar.


Então, assim que aprendi o básico, já queria colocar em prática (e isso é muito bom). Porém, meu erro, foi negligenciar a escolha do nicho.


Pra começar logo, eu decidi escolher, sabe-se lá por que, o nicho de desenho. Isso aí, irei falar sobre desenho e vender cursos de desenho. Ótima ideia, nicho bem rentável, com público, gera bastante engajamento, tudo perfeito.


Só tinha um problema, ou melhor dois... eu não entendia nada de desenho e não tinha o menor interesse pelo assunto... mas pensei: “ah, o que importa é que o nicho é bom”. Ledo engano...


Montei toda a estrutura, fiz e personalizei o blog, criei um canal no YouTube, página no Facebook, perfil no Instagram. Fiz tudo que tinha que fazer, até que chegou a hora de criar conteúdo...


Eu não sabia absolutamente nada sobre desenho, nem como começar. Pesquisei os assuntos mais procurados, descobri os temas que deveria falar. Mas como falar sobre algo que eu não entendo nada?


Pesquisei artigos de outros blogs, fiz resumos, mas por não entender nada, não sabia como desenvolver os assuntos com as minhas palavras, para não ficar parecendo cópia dos outros blogs. Era chato, era maçante ter que falar sobre algo que não entendia e não gostava.


No final, levei 3 vezes mais tempo, no mínimo, do que levo para escrever artigos sobre marketing digital por exemplo.


Sem falar que os artigos ficaram extremamente superficiais. Por medo de destacar partes que não fossem relevantes, ou até passar informações erradas, ficava me segurando pra não ir muito a fundo no conteúdo.



Por medo de escrever besteira, acabava fazendo um conteúdo bem água com açúcar. Depois do quarto artigo, ficou claro pra mim que não ia conseguir e acabei desistindo do meu primeiro projeto.


E voltei para a fase inicial, a fase mais importante dentre todas dentro da estruturação de um negócio online... escolher o nicho.


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Tem alguma dica de como fazer marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários. Vamos todos nos ajudando a crescer. 


Se tiver alguma sugestão para os próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se pudermos atendê-lo.



Um forte abraço e nos vemos no próximo artigo... até lá!




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