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Preciso Fazer Um Blog Para O Meu Negócio Online?

Marketing Sem Grana



Essa, sem dúvida, é uma das maiores perguntas que eu ouço, a respeito de negócio online dentro do marketing digital.



Nos dias de hoje, com o crescimento do YouTube, das redes sociais, será que um blog ainda é tão importante na estruturação de um negócio online?


E a resposta é um grande e sonoro: SIM!


Mesmo com o crescimento exponencial do YouTube e das redes sociais, ter um blog ainda é essencial para a sua empreitada digital.


Então quer dizer que sem um blog eu não vou conseguir realizar vendas?


Não, não. Não é isso. Você consegue realizar vendas, só com o YouTube, ou só com o Instagram, nos grupos do Facebook, Whatsapp, ou até no boca a boca.


A questão é que não estamos tratando apenas de conseguir realizar algumas vendas pela internet.



Estamos tratando de criar, estruturar e viver de um negócio online que faça vendas recorrentes... e pra esse caso, ter um blog é fundamental.


Dentro do marketing digital existem vários tipos de estratégias. Existem aquelas que funcionam muito bem, já outras nem tanto. Existem aquelas que funcionam, mas só por um período, e outras que sempre funcionam.


A estratégia de usar um blog como referência para o seu negócio, se bem estruturada, faz parte do grupo que sempre funciona.


Alguém pode falar: “Bobagem, se eu conseguir crescer meu canal no YouTube, ou meu Instagram, posso construir um negócio bem rentável só com eles.”


Sim, você pode, é verdade. Crescendo YouTube ou Instagram de forma relevante, você consegue fazer uma renda mediana ou até boa(isso vai depender do quanto você conseguir crescer). E pode também realizar vendas só usando essas ferramentas. Isso tudo é verdade.


Você então tem a opção de se dedicar ao máximo somente ao seu canal para fazê-lo crescer MUITO, pra quando conseguir, ganhar dinheiro com ele.


Ou ESTRUTURAR UM NEGÓCIO ONLINE DO ZERO e assim conseguir realizar vendas de forma recorrente mesmo SEM TER UM CANAL OU PERFIL GIGANTE. Usando técnicas de marketing digital pra isso.


Sem contar que muitas dessas técnicas servem para o crescimento de suas redes sociais.


Só não pense que é só criar um canal, fazer alguns vídeos e esperar que o canal vá crescer e que seu Instagram vá bombar...pois não é assim.


Sem investimentos técnicos, para a qualidade de imagem e áudio, investimentos em publicidade e um conteúdo que agrade, vai ser muito difícil ele crescer nessa proporção...



É possívelSim, é possível. Temos exemplos de canais onde rigorosamente foi isso que aconteceu. Mas não é o normal.


E essa é uma das grandes vantagens do marketing digital. Ele não trabalha com exceções, mas com regras. Ele te apresenta um modelo de técnicas, que se bem feitas, darão resultado.


Agora pense por um minuto, muitos desses canais grandes, a maioria, acredito eu, já possuíam ou então criaram um blog ou site depois que cresceram. Por que você acha que fizeram isso?


Exatamente. Pois mesmo para eles ter um blog, ou site, facilita, ajuda e aumenta suas possibilidades de ganho.



Isso só mostra que ter um blog para o seu negócio hoje em dia continua sendo imprescindível.


Qual A Importância Do Blog?


Basicamente, o blog é a referência do seu negócio, o seu “Endereço Oficial”.


Lá você consegue concentrar seus artigos(conteúdo relacionado a seu nicho), todas as suas redes sociais, os vídeos do seu canal, sua isca digital para captura de e-mails, anúncios de algum produto à venda, seja seu, ou como afiliado.


Além de ser mais um motor de busca no Google, para encontrarem seu conteúdo, você ainda pode, por meio do Adsense, monetizar o blog, ganhando dinheiro ao gerar tráfego pra ele.



Bastante coisa, não acha?


E o mais importante de tudo, ter um blog te faz ter AUTORIDADE.


Naturalmente, precisa ser um blog bem feito, organizado, com conteúdo de qualidade, não é simplesmente ter um blog. Mas se ele se encaixar nesses requisitos, você acaba de conquistar mais uma fonte de autoridade para o seu negócio.


Você pode sim começar por seu canal, página no Facebook, e se concentrar só neles até ganhar seu público, e só depois disso começar o blog. É uma opção. Pode funcionar também.


Particularmente eu já prefiro montar o blog no início e administrá-lo junto com as redes sociais.


Para a criação de um blog são necessários basicamente, um domínio, uma hospedagem e o template do blog.


As três opções são pagas, mas existem opções gratuitas para todas elas.


O mais importante de tudo, não se deixe paralisar por qualquer dificuldade que possa aparecer. Muita gente não faz um blog, por achar ser difícil, ou que dará muito trabalho.


E nada disso é verdade. Claro que num primeiro momento, pra quem nunca mexeu com essas ferramentas será necessário um momento de adaptação, de conhecer como tudo funciona.


Mas é bem rápido, e logo, logo você consegue pegar o jeito de como a ferramenta funciona. E quando ver, já estará postando seus artigos e tudo começa a fluir.


Se você for parar pra cada “aparente dificuldade” que possa aparecer, nem entre para o marketing digital. Pois a cada dia, a cada momento, surge algum obstáculo, alguma informação nova.



Mas nunca é um bicho de 7 cabeças. É só parar, analisar e seguir em frente.


Pense sempre que cada informação nova que surge é mais uma arma que te auxiliará na sua empreitada.


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Tem alguma dica de como fazer marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários. Vamos todos nos ajudando a crescer. 


Se tiver alguma sugestão para os próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se pudermos atendê-lo.



Um forte abraço e nos vemos no próximo artigo... até lá!

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