Header Ads

3 Formas De Criar Seu Blog Gratuito




marketing-sem-grana



A criação de um blog para o seu negócio online é peça fundamental para uma estrutura sólida no mercado digital.


 De forma geral, para se criar um blog profissional faz-se necessário investimentos com domínio, hospedagem, e se você quiser dar uma cara realmente profissional ao blog, também poderá ter gastos com o seu template.


No entanto, é totalmente possível criar um blog 100% gratuito. E à medida que os rendimentos começarem a entrar, migrar para alguma opção paga.


Naturalmente a versão gratuita será mais limitada, com menos opções disponíveis. Mas é totalmente possível começar por ela e ter resultados.


Dentre as opções para criar seu blog gratuito, destacamos 3:

- Blogger    
- Wix    


WordPress

Marketing Sem Grana


O WordPress é a plataforma mais popular entre os blogueiros, com mais de 60 milhões de usuários, cerca de 33% de todo o mercado(segundo o próprio WordPress).


O WordPress conta com duas versões:


- WordPress. com – Versão em que você cria uma conta no serviço do WordPress e a Automattic fica responsável por hospedar seu blog e lhe concede um domínio(wordpress.com), tudo gratuitamente. Essa versão conta com planos pagos que dão mais funcionalidades ao seu blog


- WordPress.org – A versão auto hospedada do WordPress, onde se baixa gratuitamente a ferramenta WordPress.org, mas você fica responsável por pagar pela hospedagem, domínio e templates premiuns.  


 Vamos nos ater apenas a versão gratuita.





WordPress. com


A versão gratuita conta com:


Dezenas de temas gratuitos
Bons modelos disponíveis, com aparência profissional


- Personalização de design básica
Possibilidade em personalizar o modelo selecionado, com esquemas de cores, fundo e estilos de fontes predefinidos.


- 3GB de espaço de armazenamento
Um espaço de armazenamento considerável, se levar em conta que é gratuito, onde dá para fazer muita coisa, com uploads de imagens e textos.


- Recursos essenciais do jetpack
Trata-se de um pacote que agrega as funcionalidades mais básicas e essenciais no wordpress, melhorando desempenho e otimização do seu blog.


- Possui suporte da comunidade
A versão gratuita não possui suporte individual, pelo e-mail ou chat, mas possui suporte nos fóruns da comunidade WordPress. Que pode ajudar a sanar algumas dúvidas.


De negativo, podemos destacar:


- O subdomínio WordPress. com
Nesse caso todas as opções para se criar um blog gratuitamente virão com essa condição. No caso do WordPress, o domínio do seu blog apresentará o modelo: “nomedoblog.wordpress. com”


Publicidade e banners do WordPress
Por vezes serão exibidos anúncios do WordPress, dentro do seu blog, para ajudar com os custos da disponibilização da versão gratuita.


Falta de Plugins
Os tão ovacionados plugins do WordPress, não são acessíveis na versão gratuita no WordPress .com. Sendo necessário migrar para um plano de negócios para poder ter aceso.


Não é possível monetizar com o Adsense
A versão gratuita do WordPress não permite monetização através do Google Adsense. Só é possível utilizando uma versão paga do WordPress.com, ou aderindo ao WordPress.org


Restrições nas funcionalidades
De maneira geral, inclui restrições na utilização da Javascript, no CSS, no acesso ao FTP. Upload de arquivos apenas na versão premiun.


- Não é Possível  fazer customização no código fonte
Pra quem não entende muito sobre programação, pode achar que isso não é tão importante. Mas na minha opinião é um dos pontos mais fracos na versão gratuita do WordPress. No Blogger, por exemplo, a possibilidade de poder mexer no seu código fonte, acaba sendo uma mão na roda, na hora de personalizá-lo.

É verdade que a versão gratuita do Wordpress conta com uma quantidade de temas bem maior que o Blogger. Mas a possibilidade de se mexer no código fonte praticamente iguala essas condições. Até porque hoje já existem pessoas, empresas que criam templates para o blogger, muitos deles gratuitos. Onde só é necessário instalar a configuração do template no código do seu blog. O que é bem simples de se fazer.



O processo de cadastro para a criação do blog é bem simples. Das 3 opções desse artigo, podemos dizer que o WordPress é a menos simples de mexer, mas mesmo assim não é tão complicada.



À medida que se entra em contato com a ferramenta, em pouco tempo já consegue se habituar com suas funcionalidades.





Blogger

Marketing Sem Grana


O antigo Blogspot, o blogger é um serviço de hospedagem gratuito para blogs. Em 2003 foi comprado pelo Google, se tornando a plataforma oficial do maior buscador da internet.


Dentre suas vantagens podemos destacar:


- Facilidade
O Blogger é extremamente fácil de mexer, bastante intuitivo. Ideal pra quem não tem experiência alguma com programação.


- Google
Ter a marca “Google” por trás da plataforma é algo muito positivo. Dá mais segurança. E embora digam que a otimização do blogger para pesquisas não seja boa, você acha mesmo que a plataforma do maior buscador da internet não teria um sistema de otimização no mínimo regular?


- Adsense
Usando o blogger, você possui uma facilidade em monetizar seu blog com o adsense(desde que se qualifique pra isso). Isso acontece graças ao seu relacionamento com o Google. Ou seja, você cria um blog 100%gratuito e ainda tem a possibilidade de monetizá-lo e ganhar dinheiro com ele.


- Desempenho e Segurança
Por ser hospedado pelo Google, naturalmente nesses quesitos o seu blog estará em boas mãos.


Em contrapartida, podemos destacar negativamente:


- Falta de Plugins
A falta de plugins e flexibilidade para novas funcionalidades é motivo de críticas à plataforma.


- Limitação do Design
A limitação do design oferecido gratuitamente também é alvo de críticas, pois muitos templates são considerados simples. O que deixa a desejar na aparência profissional.


No entanto, existem empresas que desenvolvem templates prontos(muitos gratuitos), com aparência mais profissional, que conseguem contornar esse problema.


- Subdomínio Blogspot
Utilizando o blogger, a estrutura do seu domínio será: “nomedoblog.blogspot. com


WIX

Marketing Sem Grana


O Wix é uma plataforma de hospedagem para criação de sites, com modelos semi-prontos disponibilizados gratuitamente. O serviço básico do Wix é gratuito e possui alguns templates e funcionalidades, que lhe permitem criar um site com zero custos.


Para se livrar dos anúncios, ter um domínio próprio e acesso a mais funcionalidades, terá que aderir a algum pacote premium.


Positivamente, podemos destacar:


- Facilidade
Das 3 opções, podemos considerar a mais fácil de todas. Com o seu sistema de “arraste e solte”, você consegue organizar todo o seu site, sem precisar de nenhum conhecimento de programação.


- Flexibilidade
É possível criar vários tipos de sites e blogs, de maneira fácil.


- Alternativas
Possui templates e aplicativos disponíveis na versão gratuita.


- Beleza
É possível criar blogs ou sites extremamente belos usando a ferramenta Wix.


Já negativamente, podemos destacar:


- Propagandas
A versão gratuita contém propagandas, com destaque para “a faixa” de propaganda fixa na barra superior do blog, onde só é possível retirar adquirindo um plano pago.


- Limitação de Template
Quantidade limitada de templates e aplicativos, na versão gratuita. Não é possível trocar o template depois de escolher o modelo. Portanto pense bem antes de escolhê-lo.


- Plataforma Fechada
Por ser uma plataforma fechada, não é tão simples migrar seu conteúdo para outra plataforma. Diferentemente, por exemplo, se fosse migrar o conteúdo do Blogger para o WordPress, que é simples.


- Subdomínio wix

Criando um blog pelo wix a estrutura do seu domínio ficará: “seunome.wixsite. com/nomedoseublog"



QUAL ESCOLHER?


Com qualquer uma dessas opções você pode começar seu blog e ter resultados.


A escolha de qual plataforma usar vai depender muito de cada pessoa. Com qual irá se habituar melhor. Se eu fosse sugerir alguma, ficaria entre WordPress ou Blogger.


Embora a Wix seja muito fácil de mexer, e o resultado final do blog possa ficar bem razoável, ela possui muitos pontos negativos ainda, como a dificuldade pra migrar o conteúdo para outra plataforma e os anúncios que são inseridos, logo na barra superior do blog.


Acaba sendo a primeira coisa que o visitante vai ver ao acessar, o que acaba contando muito negativamente.


Embora o WordPress(Versão Paga) hoje seja considerada a melhor opção, nós estamos falando sobre as versões gratuitas. E entre as gratuitas WordPress e Blogger acabam sendo plataformas muito similares, embora uma tenha uma vantagem aqui e a outra ali.

De forma geral, no futuro, caso queira investir e migrar o blog para a versão paga do WordPress, independente dele estar no Blogger, a migração é simples e não trará problemas.

 Novamente lembramos, quando dizemos “versão paga do WordPress”, não estamos nos referindo a ferramenta WordPres.org, que é totalmente gratuita e pode ser baixada pela internet. Mas ao domínio e hospedagem que ficam por sua conta se optar por ela.


Gostou do conteúdo? Achou que ele agregou valor? Compartilhe com os amigos.


Tem alguma dica de como fazer marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários. Vamos todos nos ajudando a crescer. 


Se tiver alguma sugestão para os próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se pudermos atendê-lo.



Um forte abraço e nos vemos no próximo artigo... até lá!

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.