Para Ter Um Negócio Online Eu Preciso Comprar Um Curso?
Para esse tipo de pergunta geralmente
encontramos sempre duas respostas:
1 - Ou falam que não existe essa
de curso, que é tudo papo furado, só querem tirar seu dinheiro.
2 - Ou então dizem que só fazendo
um curso é que dá pra montar um negócio digital, sozinho é impossível.
Sempre é assim. Ou dizem uma
coisa, ou dizem outra.
MAS NA VERDADE, NÃO É NADA
DISSO... Vamos esclarecer:
1 - Existem ótimos cursos que realmente
ensinam como montar e estruturar um negócio online.
2 - É totalmente possível começar
um negócio online sem fazer curso algum.
Desmistificando A Verdade Sobre
Cursos De
Marketing Digital
E continuando, sem rodeios, eu
diria que 90%(ou até mais) de toda a informação que é ensinada em qualquer
curso sobre marketing digital, você encontra gratuitamente na internet.
Você pode pensar:"Peraí,
então é uma perda de tempo comprar um curso, já que eu encontro tudo na
internet, e de graça?
E eu te
respondo, não, não é uma perda de tempo, pelo contrário é um "ganho de
tempo".
Toda a informação sobre marketing
digital ensinada nos cursos, que você encontra gratuitamente na internet, você
encontra, digamos assim, de forma "diluída", separada. Um pedacinho
aqui, um pedacinho ali, e ainda sempre vem "contaminada" com outras
informações conflitantes, que não são verdadeiras.
O que te obriga a ter que filtrar
todas essas informações, muitas vezes com teste e erro, pra aprender o que
realmente funciona. E isso acaba levando muito tempo, acredite, leva muito
tempo.
E depois de separar o que
funciona do que não funciona, você vai precisar estruturar esse conhecimento
numa ordem de ação, ou seja, o que fazer primeiro, como fazer e etc. E
novamente isso vai levar tempo.
Ou seja, possível é, mas se uma
pessoa que não saiba absolutamente nada sobre marketing digital começasse hoje
a pesquisar na internet, levaria, sei lá, meses, talvez anos de pesquisas e
testes para enfim conseguir estruturar todo o conhecimento contido em um curso
de primeira linha e assim construir seu negócio online. E ainda pode ser que
mesmo depois desse tempo, não conseguisse.
Essa é a
principal vantagem de um bom curso sobre marketing digital. Ele te ensina o
método de ação. As informações estão aí pela internet, mas o método, esse passo
a passo detalhado que o curso oferece é que faz toda a diferença.
Aí você pensa: "Ah, mas você
diz que o intuito desse blog é ajudar pessoas a começar seu negócio online sem
gastar dinheiro, agora está dizendo que preciso investir em um curso, o que
fatalmente me obrigará a gastar dinheiro."
Calma, vamos por partes:
Primeiro, o intuito do blog é
SEMPRE falar a verdade dos fatos, e segundo:
Sim, é
possível começar um negócio online do absoluto zero, com zero de investimentos,
estruturá-lo somente com ferramentas gratuitas, sem a necessidade de comprar um
curso, e começar a ganhar dinheiro com ele.
A questão central que pouca gente
fala é que você não precisa ter todo o conhecimento contido em um curso de
qualidade pra iniciar seu negócio online.
Se tiver, ótimo, vai te ajudar
demais, te poupar bastante tempo e te colocar um passo a frente de todos os que
não tem.
Mas mesmo sem esse conhecimento
completo, você pode conseguir através de uma boa pesquisa, a compreensão do
funcionamento do “corpo do marketing digital.”
Com esse conhecimento você já tem
condições de iniciar. Vai dar mais trabalho, os resultados tendem a ser
menores. Mas você já está apto a começar e a ganhar dinheiro.
Porém, depois, com o negócio
dando certo, começando a crescer, se torna quase que imprescindível o uso das
ferramentas pagas e um curso nesse momento seria mais que ideal, pois te
mostraria o caminho das pedras, e faria com que você, de forma rápida,(pois
agora com seu negócio já em funcionamento, você não teria mais tempo a perder)
pudesse em semanas, ou até dias reestruturar seu negócio online de uma forma
mais profissional e assim crescer mais e mais rápido.
Cursos Não São Obrigatórios Para
Se Começar...
Mas Ajudam Muito...
O que é necessário entender é que
ferramentas pagas e cursos(os que realmente ensinam, pois tem muita porcaria
por aí) não são coisas ruins, pelo contrário.
Os cursos bons ensinam de
verdade, facilitam nossa vida, nos poupam um tempo ENORME e nos mostram um
passo a passo que realmente funciona, bastando apenas segui-lo para começar a
ver os resultados.
Não é a toa que existem grandes
personalidades no meio do marketing digital que há anos estão lançando seus
cursos e sempre com mais e mais vendas.
Se esses cursos não ensinassem
absolutamente nada, não ajudassem em nada, eles não se manteriam no topo com
tanta credibilidade assim, não acha?
Além disso, esses cursos contam
com duas grandes “armas” que ajudam demais os alunos.
Área De
Membros -
Se for um curso bem projetado, bem
estruturado, vai oferecer um suporte maravilhoso que vai fazer toda a diferença
no processo de aprendizado do conteúdo.
Grupos
Secretos –
Geralmente oferecidos no Facebook, com
moderadores atuantes, onde todos os membros focados no tema, marketing digital,
se ajudam mutuamente dando um belo UP no aprendizado.
QUAL CURSO ESCOLHER?
O que você precisa fazer com muita cautela é
escolher bem o curso que vai fazer. Pois existem vários no ramo do marketing
digital. Eu costumo dividi-los em 4 tipos:
1 –
Cursos Nível A – São aqueles que realmente te
ensinam o processo, o passo a passo. Além das informações técnicas relacionadas
ao marketing digital, eles te ensinam a mecânica do negócio... o que fazer, como
fazer, quando fazer.
Esses cursos conseguem mudar sua
mentalidade e fazer o aluno enxergar como a mágica acontece.
São esses cursos que se encaixam
perfeitamente na expressão: “pegar pela mão e mostrar como fazer”. São os que
mais agregam valor.
2 –
Cursos Nível B – São aqueles cursos que também te
ensinam, mas não com tanta profundidade em relação ao processo, a mecânica da
coisa. Eles te ensinam mais as questões técnicas, os fundamentos.
Pra quem não conhece nada sobre o
assunto, irá aprender muitas coisas com cursos assim. Sairá desse curso sabendo
o que se deve fazer, mas sem muita “intimidade” com cada processo individual.
Agregam menos valor.
3 –
Cursos Nível C – São aqueles cursos que te ensinam
muito pouco ou absolutamente nada(sim, infelizmente existem cursos que não
ensinam absolutamente nada sobre marketing digital).
Eles só enrolam, usam termos do
marketing digital pra transparecer autoridade e conhecimento. Mas na prática
muito pouco é ensinado. Você sai de um curso desses totalmente perdido sobre
como começar. Agregam pouco ou nenhum valor.
4 –
Cursos Nível D - Cursos Clones – São aqueles
cursos que foram formatados simplesmente como cópias de outros.(É, isso também
acontece...)
Porém, geralmente o autor de
cursos assim não possui tanto conhecimento quanto o autor original, logo, não
oferece suporte adequado. E mesmo copiando conteúdo alheio, não consegue
explicá-lo com a mesma perfeição e desenvoltura que o autor original, por
naturalmente, não dominar o assunto. Valor agregado 0
Então como saber qual curso se
encaixa em qual desses grupos?
Você já deve saber a
resposta.
Pesquisar!
Não tem jeito, vai ter que pesquisar
sobre o autor do curso, sobre o curso em si. Se quem está oferecendo o curso
agrega valor em suas publicações e artigos, no seu blog, canal de Youtube e
redes sociais.
Uma dica boa é:
“Pela
qualidade do conteúdo que o autor cede gratuitamente,
você
já consegue ter uma noção se o seu curso tem
potencial.”
Parece algo bem simples, mas que
funciona. Se o conteúdo da pessoa não ensina nada, não traz nada de novo, de
inovador, nenhuma sacada diferente, o que lhe faz acreditar que o seu curso
terá bom conteúdo? Então preste atenção nisso.
O histórico do curso conta muito
também. Um curso que já está na versão 5,6,7 e mesmo assim continua sendo
requisitado é porque algo de bom há nele.
Outra dica que ajuda a não gastar
dinheiro em vão é: “Um curso bom, nunca cai de paraquedas” Ou seja, você
dificilmente vai se deparar com um curso sobre marketing digital bom, que valha
a pena, sem que o produtor tenha uma bagagem de conteúdo já disponibilizada na
internet.
Então ao aparecer um curso sobre
marketing digital e após pesquisar sobre o autor, você constatar que não tem
canal de youtube com dicas, não tem artigos em blogs com dicas, nem redes
sociais, nem nada... desconfie.
Resumindo:
- Pesquise sobre quem oferece o
curso
- Pesquise sobre seus artigos e
publicações em redes sociais
- Pesquise se o conteúdo gratuito
do produtor é bom, agrega valor.
- Pesquise o histórico do curso
FERRAMENTAS PAGAS
Assim como os cursos online, as
ferramentas pagas também nos poupam tempo, pois desempenham funções completas,
entregando um resultado melhor, estruturam o negócio de forma mais consistente
e profissional(o que converte em mais vendas), possibilita certas ações que as
ferramentas gratuitas não fazem e que sem elas fica complicado continuar
crescendo seu negócio.
Enfim, elas "cortam
caminho", criam atalhos, fazendo com que cheguemos mais rápido nos nossos
objetivos dentro do marketing digital.
Portanto,
se você tem condições de já comprar um curso
que te
ensine o passo a passo, e de já adquirir certas
ferramentas
pagas, eu recomendo que faça, pois vai te
poupar
tempo e vai te trazer resultados mais consistentes.
Mas afinal quais são essas tais
ferramentas pagas que todo mundo fala?
São inúmeras ferramentas pagas
que você pode usar, umas são imprescindíveis para a manutenção e crescimento do
seu negócio online estruturado, outras nem tanto.
Vamos mencionar algumas a título
de exemplificação e posteriormente será feito um artigo somente sobre
Ferramentas Pagas X Ferramentas Gratuitas, aí sim, mas extenso e mais
explicativo. Por ora vamos a algumas delas:
- DOMÍNIO – É nome do seu blog. É por meio
dele que as pessoas acessam seus artigos. Existem os domínios pagos, que seria
apenas o nome do seu blog. Por exemplo: meublog. com
E existem os domínios gratuitos
que seria o nome do seu blog, acompanhado com algum nome referente a empresa
que cede o domínio gratuitamente. Por exemplo: meublog.blogspot. com.
Você pode pensar que é só um
pequeno detalhe que não faz diferença nenhuma... infelizmente faz.
De todas as opções pagas essa é a
única que eu recomendaria que se fosse possível, já começar com um domínio
próprio. A falta de um domínio próprio muitas vezes “mata” a visita ao blog
antes dela realmente acontecer. Mas como assim?
A pessoa clica no link para levar
ao seu blog, quando ele abre, só o fato da pessoa ler seu domínio e ver que não
é próprio, já é suficiente pra ela fechar a aba ou voltar. Você perde a visita
antes mesmo dela acontecer.
A vantagem de se registrar um
domínio é que você paga uma vez, e tem o domínio garantido por 1 ano, tendo que
pagar novamente só depois de passado o ano para manter o registro. Ou seja, o
pagamento é anual.
Mas mesmo sem um domínio próprio
você consegue levar tráfego ao seu blog, pode perder alguns por causa disso,
mas outros, mesmo assim permanecerão.
-
Hospedagem –É o lugar onde seu blog ficará na
rede. É a “casa do seu blog”, onde ele vai morar. Planos de hospedagens
geralmente são mensais, e eles geralmente variam, quanto mais caros, mais
opções disponíveis. Existem versões gratuitas de hospedagens, naturalmente com
limitações, mas que permitem que você consiga iniciar um blog.
-
Criadores de Sites - São plataformas onde você desenvolverá seu blog. Um
dos mais usados dentre eles é o Wordpress. Existem versões gratuitas, que
embora limitadas, permitem a criação de sites/blogs. Onde sabendo trabalhar,
achando os templates certos, você pode gratuitamente conseguir dar uma cara um
pouco mais profissional pro seu blog.
- E-mail
Marketing – É uma das ferramentas mais
importantes dentro do corpo do marketing digital. É através dela que você tem a
possibilidade de enviar e-mails coordenados para uma lista com milhares de
contatos, de forma automatizada e assim realizar vendas.
Também costumam ser planos
mensais. Porém, também existem planos gratuitos com limitações do número de
contatos da lista e número de envios de e-mails por mês.
Esses são apenas algumas das
ferramentas pagas mais usadas dentro da estrutura do marketing digital. Junto
com essas ferramentas poderíamos também mencionar os investimentos com
publicidade(anúncios). Que se usados da maneira correta, podem converter em
muitas vendas.
Não Desanime!
Não precise se
preocupar caso hoje você não tenha condições para fazer cursos ou adquirir
ferramentas pagas. Pois esse blog vai te ensinar passo a passo, a cada artigo,
dicas, métodos e estratégias de como ir estruturando seu negócio online,
realizar vendas, ganhar dinheiro e aos poucos podendo investir nele e fazê-lo
crescer mais.
Tenha em mente apenas uma coisa: É possível
começar um negócio online do zero, com zero de
investimentos e fazê-lo crescer organicamente. Você
só precisa ter muita dedicação, muito foco e agir.
Não vou mentir pra você,
marketing 100% orgânico, é possível, é viável, mas é muito mais difícil. Requer
mais empenho, mais dedicação, mais suor, mais paciência, mais vontade de
vencer. Se você tem isso, nós vamos poder te ajudar.
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Tem alguma dica de como fazer
marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários, vamos todos nos
ajudando a crescer.
Se tiver alguma sugestão para os
próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se
pudermos atendê-lo.
Um forte abraço e nos vemos no
próximo artigo... até lá!
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