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Para Ter Um Negócio Online Eu Preciso Comprar Um Curso?



Marketing Sem Grana


Para esse tipo de pergunta geralmente encontramos sempre duas respostas: 


1 - Ou falam que não existe essa de curso, que é tudo papo furado, só querem tirar seu dinheiro. 


2 - Ou então dizem que só fazendo um curso é que dá pra montar um negócio digital, sozinho é impossível.


Sempre é assim. Ou dizem uma coisa, ou dizem outra.


MAS NA VERDADE, NÃO É NADA DISSO... Vamos esclarecer:


1 - Existem ótimos cursos que realmente ensinam como montar e estruturar um negócio online.


2 - É totalmente possível começar um negócio online sem fazer curso algum.


Desmistificando A Verdade Sobre Cursos De 
Marketing Digital


E continuando, sem rodeios, eu diria que 90%(ou até mais) de toda a informação que é ensinada em qualquer curso sobre marketing digital, você encontra gratuitamente na internet.



Você pode pensar:"Peraí, então é uma perda de tempo comprar um curso, já que eu encontro tudo na internet, e de graça?


E eu te respondo, não, não é uma perda de tempo, pelo contrário é um "ganho de tempo". 


Toda a informação sobre marketing digital ensinada nos cursos, que você encontra gratuitamente na internet, você encontra, digamos assim, de forma "diluída", separada. Um pedacinho aqui, um pedacinho ali, e ainda sempre vem "contaminada" com outras informações conflitantes, que não são verdadeiras.


O que te obriga a ter que filtrar todas essas informações, muitas vezes com teste e erro, pra aprender o que realmente funciona. E isso acaba levando muito tempo, acredite, leva muito tempo.


E depois de separar o que funciona do que não funciona, você vai precisar estruturar esse conhecimento numa ordem de ação, ou seja, o que fazer primeiro, como fazer e etc. E novamente isso vai levar tempo.



Ou seja, possível é, mas se uma pessoa que não saiba absolutamente nada sobre marketing digital começasse hoje a pesquisar na internet, levaria, sei lá, meses, talvez anos de pesquisas e testes para enfim conseguir estruturar todo o conhecimento contido em um curso de primeira linha e assim construir seu negócio online. E ainda pode ser que mesmo depois desse tempo, não conseguisse.


Essa é a principal vantagem de um bom curso sobre marketing digital. Ele te ensina o método de ação. As informações estão aí pela internet, mas o método, esse passo a passo detalhado que o curso oferece é que faz toda a diferença.


Aí você pensa: "Ah, mas você diz que o intuito desse blog é ajudar pessoas a começar seu negócio online sem gastar dinheiro, agora está dizendo que preciso investir em um curso, o que fatalmente me obrigará a gastar dinheiro."


Calma, vamos por partes:


Primeiro, o intuito do blog é SEMPRE falar a verdade dos fatos, e segundo:


Sim, é possível começar um negócio online do absoluto zero, com zero de investimentos, estruturá-lo somente com ferramentas gratuitas, sem a necessidade de comprar um curso, e começar a ganhar dinheiro com ele.


A questão central que pouca gente fala é que você não precisa ter todo o conhecimento contido em um curso de qualidade pra iniciar seu negócio online. 


Se tiver, ótimo, vai te ajudar demais, te poupar bastante tempo e te colocar um passo a frente de todos os que não tem. 


Mas mesmo sem esse conhecimento completo, você pode conseguir através de uma boa pesquisa, a compreensão do funcionamento do “corpo do marketing digital.”


Com esse conhecimento você já tem condições de iniciar. Vai dar mais trabalho, os resultados tendem a ser menores. Mas você já está apto a começar e a ganhar dinheiro.



Porém, depois, com o negócio dando certo, começando a crescer, se torna quase que imprescindível o uso das ferramentas pagas e um curso nesse momento seria mais que ideal, pois te mostraria o caminho das pedras, e faria com que você, de forma rápida,(pois agora com seu negócio já em funcionamento, você não teria mais tempo a perder) pudesse em semanas, ou até dias reestruturar seu negócio online de uma forma mais profissional e assim crescer mais e mais rápido.


Cursos Não São Obrigatórios Para Se Começar... 
Mas Ajudam Muito...


O que é necessário entender é que ferramentas pagas e cursos(os que realmente ensinam, pois tem muita porcaria por aí) não são coisas ruins, pelo contrário. 


Os cursos bons ensinam de verdade, facilitam nossa vida, nos poupam um tempo ENORME e nos mostram um passo a passo que realmente funciona, bastando apenas segui-lo para começar a ver os resultados. 


Não é a toa que existem grandes personalidades no meio do marketing digital que há anos estão lançando seus cursos e sempre com mais e mais vendas. 


Se esses cursos não ensinassem absolutamente nada, não ajudassem em nada, eles não se manteriam no topo com tanta credibilidade assim, não acha?



Além disso, esses cursos contam com duas grandes “armas” que ajudam demais os alunos. 


Área De Membros -  


Se for um curso bem projetado, bem estruturado, vai oferecer um suporte maravilhoso que vai fazer toda a diferença no processo de aprendizado do conteúdo. 


Grupos Secretos – 


Geralmente oferecidos no Facebook, com moderadores atuantes, onde todos os membros focados no tema, marketing digital, se ajudam mutuamente dando um belo UP no aprendizado.


QUAL CURSO ESCOLHER?


O que você precisa fazer com muita cautela é escolher bem o curso que vai fazer. Pois existem vários no ramo do marketing digital. Eu costumo dividi-los em 4 tipos:


1 – Cursos Nível A – São aqueles que realmente te ensinam o processo, o passo a passo. Além das informações técnicas relacionadas ao marketing digital, eles te ensinam a mecânica do negócio... o que fazer, como fazer, quando fazer. 



Esses cursos conseguem mudar sua mentalidade e fazer o aluno enxergar como a mágica acontece. 



São esses cursos que se encaixam perfeitamente na expressão: “pegar pela mão e mostrar como fazer”. São os que mais agregam valor.


2 – Cursos Nível B – São aqueles cursos que também te ensinam, mas não com tanta profundidade em relação ao processo, a mecânica da coisa. Eles te ensinam mais as questões técnicas, os fundamentos. 



Pra quem não conhece nada sobre o assunto, irá aprender muitas coisas com cursos assim. Sairá desse curso sabendo o que se deve fazer, mas sem muita “intimidade” com cada processo individual. Agregam menos valor.


3 – Cursos Nível C – São aqueles cursos que te ensinam muito pouco ou absolutamente nada(sim, infelizmente existem cursos que não ensinam absolutamente nada sobre marketing digital). 



Eles só enrolam, usam termos do marketing digital pra transparecer autoridade e conhecimento. Mas na prática muito pouco é ensinado. Você sai de um curso desses totalmente perdido sobre como começar. Agregam pouco ou nenhum valor.


4 – Cursos Nível D -   Cursos Clones – São aqueles cursos que foram formatados simplesmente como cópias de outros.(É, isso também acontece...) 



Porém, geralmente o autor de cursos assim não possui tanto conhecimento quanto o autor original, logo, não oferece suporte adequado. E mesmo copiando conteúdo alheio, não consegue explicá-lo com a mesma perfeição e desenvoltura que o autor original, por naturalmente, não dominar o assunto. Valor agregado 0



Então como saber qual curso se encaixa em qual desses grupos?



Você já deve saber a resposta. 


Pesquisar! 


Não tem jeito, vai ter que pesquisar sobre o autor do curso, sobre o curso em si. Se quem está oferecendo o curso agrega valor em suas publicações e artigos, no seu blog, canal de Youtube e redes sociais. 



Uma dica boa é: 


“Pela qualidade do conteúdo que o autor cede gratuitamente,
 você já consegue ter uma noção se o seu curso tem 
potencial.”


Parece algo bem simples, mas que funciona. Se o conteúdo da pessoa não ensina nada, não traz nada de novo, de inovador, nenhuma sacada diferente, o que lhe faz acreditar que o seu curso terá bom conteúdo? Então preste atenção nisso.


O histórico do curso conta muito também. Um curso que já está na versão 5,6,7 e mesmo assim continua sendo requisitado é porque algo de bom há nele.


Outra dica que ajuda a não gastar dinheiro em vão é: “Um curso bom, nunca cai de paraquedas” Ou seja, você dificilmente vai se deparar com um curso sobre marketing digital bom, que valha a pena, sem que o produtor tenha uma bagagem de conteúdo já disponibilizada na internet.


Então ao aparecer um curso sobre marketing digital e após pesquisar sobre o autor, você constatar que não tem canal de youtube com dicas, não tem artigos em blogs com dicas, nem redes sociais, nem nada... desconfie.



Resumindo:


- Pesquise sobre quem oferece o curso
- Pesquise sobre seus artigos e publicações em redes sociais
- Pesquise se o conteúdo gratuito do produtor é bom, agrega valor.
- Pesquise o histórico do curso


FERRAMENTAS PAGAS


Assim como os cursos online, as ferramentas pagas também nos poupam tempo, pois desempenham funções completas, entregando um resultado melhor, estruturam o negócio de forma mais consistente e profissional(o que converte em mais vendas), possibilita certas ações que as ferramentas gratuitas não fazem e que sem elas fica complicado continuar crescendo seu negócio.



Enfim, elas "cortam caminho", criam atalhos, fazendo com que cheguemos mais rápido nos nossos objetivos dentro do marketing digital. 


Portanto, se você tem condições de já comprar um curso 
que te ensine o passo a passo, e de já adquirir certas 
ferramentas pagas, eu recomendo que faça, pois vai te 
poupar tempo e vai te trazer resultados mais consistentes.


Mas afinal quais são essas tais ferramentas pagas que todo mundo fala?


São inúmeras ferramentas pagas que você pode usar, umas são imprescindíveis para a manutenção e crescimento do seu negócio online estruturado, outras nem tanto.


Vamos mencionar algumas a título de exemplificação e posteriormente será feito um artigo somente sobre Ferramentas Pagas X Ferramentas Gratuitas, aí sim, mas extenso e mais explicativo. Por ora vamos a algumas delas:


- DOMÍNIO – É nome do seu blog. É por meio dele que as pessoas acessam seus artigos. Existem os domínios pagos, que seria apenas o nome do seu blog. Por exemplo: meublog. com 



E existem os domínios gratuitos que seria o nome do seu blog, acompanhado com algum nome referente a empresa que cede o domínio gratuitamente. Por exemplo: meublog.blogspot. com.



Você pode pensar que é só um pequeno detalhe que não faz diferença nenhuma... infelizmente faz.



De todas as opções pagas essa é a única que eu recomendaria que se fosse possível, já começar com um domínio próprio. A falta de um domínio próprio muitas vezes “mata” a visita ao blog antes dela realmente acontecer. Mas como assim?



A pessoa clica no link para levar ao seu blog, quando ele abre, só o fato da pessoa ler seu domínio e ver que não é próprio, já é suficiente pra ela fechar a aba ou voltar. Você perde a visita antes mesmo dela acontecer.



A vantagem de se registrar um domínio é que você paga uma vez, e tem o domínio garantido por 1 ano, tendo que pagar novamente só depois de passado o ano para manter o registro. Ou seja, o pagamento é anual.


Mas mesmo sem um domínio próprio você consegue levar tráfego ao seu blog, pode perder alguns por causa disso, mas outros, mesmo assim permanecerão.


- Hospedagem –É o lugar onde seu blog ficará na rede. É a “casa do seu blog”, onde ele vai morar. Planos de hospedagens geralmente são mensais, e eles geralmente variam, quanto mais caros, mais opções disponíveis. Existem versões gratuitas de hospedagens, naturalmente com limitações, mas que permitem que você consiga iniciar um blog.


- Criadores de Sites - São plataformas onde você desenvolverá seu blog. Um dos mais usados dentre eles é o Wordpress. Existem versões gratuitas, que embora limitadas, permitem a criação de sites/blogs. Onde sabendo trabalhar, achando os templates certos, você pode gratuitamente conseguir dar uma cara um pouco mais profissional pro seu blog.


- E-mail Marketing – É uma das ferramentas mais importantes dentro do corpo do marketing digital. É através dela que você tem a possibilidade de enviar e-mails coordenados para uma lista com milhares de contatos, de forma automatizada e assim realizar vendas. 



Também costumam ser planos mensais. Porém, também existem planos gratuitos com limitações do número de contatos da lista e número de envios de e-mails por mês.



Esses são apenas algumas das ferramentas pagas mais usadas dentro da estrutura do marketing digital. Junto com essas ferramentas poderíamos também mencionar os investimentos com publicidade(anúncios). Que se usados da maneira correta, podem converter em muitas vendas.


Não Desanime!


  Não precise se preocupar caso hoje você não tenha condições para fazer cursos ou adquirir ferramentas pagas. Pois esse blog vai te ensinar passo a passo, a cada artigo, dicas, métodos e estratégias de como ir estruturando seu negócio online, realizar vendas, ganhar dinheiro e aos poucos podendo investir nele e fazê-lo crescer mais.


Tenha em mente apenas uma coisa: É possível 
começar um negócio online do zero, com zero de 
investimentos e fazê-lo crescer organicamente. Você 
só precisa ter muita dedicação, muito foco e agir. 


Não vou mentir pra você, marketing 100% orgânico, é possível, é viável, mas é muito mais difícil. Requer mais empenho, mais dedicação, mais suor, mais paciência, mais vontade de vencer. Se você tem isso, nós vamos poder te ajudar.


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Tem alguma dica de como fazer marketing de forma gratuita, deixe aqui nos comentários, vamos todos nos ajudando a crescer. 


Se tiver alguma sugestão para os próximos temas, também deixe aqui nos comentários. Vai ser um prazer se pudermos atendê-lo.



Um forte abraço e nos vemos no próximo artigo... até lá!

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